É inverno. A temperatura está oscilando em um dígito, e o fator de sensação térmica está vários graus abaixo de zero. O despertador toca às 6 da manhã e eu sigo minha mesma rotina.
Enquanto outros estão deitados na cama ou esquentando seus carros, eu estou vestindo e “empurrando” baldes de água quente para galinhas pequenas.
Tenho um amigo que coleciona cartões de beisebol, outro que gosta de reconstruir automóveis velhos. Os dois acham que meu hobby de criar galinhas bantam de raça pura é um pouco idiota. Eles consideram minha rotina matinal (e às vezes noturna) de levar água quente para meus pássaros como algo próximo à loucura. Isso não me detém nem um pouco.
Devido em grande parte à minha rotina diária de levar água quente para minhas galinhas, eles permanecem vivos e bem. Eles também me recompensam com ovos, mesmo nos dias mais frios.
Sempre fiquei intrigado com os criadores de aves que discutem sobre a porcentagem de proteína a ser fornecida às aves no inverno. Muitos desses mesmos criadores assumem uma atitude quase monótona sobre fornecer aos pássaros água morna e fresca todos os dias, às vezes duas vezes por dia durante os meses de inverno.
A água é talvez o ingrediente mais importante na produção de pássaros e ovos de bom show.
Experimentos feitos pela Poultry Breeders da costa do Pacífico vários anos atrás mostraram que deixar as aves sem água por um período mínimo de 24 horas pode ter resultados desastrosos. Freqüentemente, é necessário um dia adicional para cada hora em que as aves ficaram sem água para que voltassem à produção normal de ovos.
O mesmo estudo também mostrou que as aves que ficaram sem água por 36 horas não conseguiram retornar ao nível original de produção de ovos em que estavam quando a privação de água começou.
Quando as galinhas foram privadas de água continuamente por períodos de 48-60 horas, elas ficaram gravemente desidratadas. Tanto é verdade, de fato, que uma grande porcentagem não apenas parou de se deitar, mas muitos realmente morreram.
Outro ponto a se considerar, quando aves que ficaram sem água por um longo período de tempo voltam à água acessível, o criador deve ter cautela. Do contrário, os pássaros ressecados podem beber demais. Beber demais pode ser desastroso, fazendo com que aves saudáveis fiquem doentes.
Água acima das necessidades corporais normais das aves é uma necessidade se as galinhas também colocarem ovos.
Para que ninguém se esqueça, aproximadamente 65 por cento de um ovo é água. É provavelmente o fator misterioso do quebra-cabeça que permite a eclosão daquela pequena cápsula espacial conhecida como ovo.
Portanto, mesmo nas manhãs e noites extremamente frias de janeiro, quando as temperaturas estão cinco graus abaixo de zero e o índice de sensação térmica é 45 abaixo de zero, você vai me encontrar "levando" água quente para minhas galinhas pequenas.
É o mínimo que posso fazer para mantê-los saudáveis, felizes e botando ovos.
Por: D. David De Land
Criatório destinado a preservação de raças raras de galinhas ornamentais. Estamos situados em Viamão-RS, na região da Grande Porto Alegre-RS. Avenida dos coqueiros, 865. Enviamos aves e ovos para todo território Brasileiro. Fale conosco pelo nosso whatsapp.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade